terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Alimentos que melhoram e os que pioram os sintomas da tensão pré-menstrual

Cansei de ver meu blog abandonado! Encontrei essa listinha no O Globo on line e achei interessante! Espero que gostem!

Confira a lista de alimentos que melhoram e os pioram os sintomas da tensão pré-menstrual:

Iogurte desnatado - O alimento ajuda a regular os níveis de cálcio, principalmente nos dias que antecedem a menstruação. Comer iogurte perto do período da ovulação ajuda a regular o humor e diminui a retenção de líquidos. Prefira as versões sem açúcar e sem corantes.

Peixe - Alguns peixes, como o salmão e a sardinha, são riquíssimos em vitamina D. O nutriente ajuda o corpo a absorver o cálcio e reduz as cólicas. Quem mantém uma dieta rica em vitamina D ao longo do mês costuma ter até 40% menos sintomas de TPM, indica um estudo feito na Turquia.

Feijão - A leguminosa contém altas quantidades de magnésio, um nutriente que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e também aumenta os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Diversos estudos mostram que mulheres com um nível maior de magnésio no corpo não têm TPM.

Grão de bico, aveia e arroz integral - Os alimentos têm três nutrientes importantes para a mulher: o magnésio, o manganês e a vitamina B6. O manganês ajuda a equilibrar o humor e melhora os sintomas da depressão, e a vitamina B6 ajuda a reduzir a irritabilidade e as dores nos seios.

Frituras e carne vermelha - O excesso de gordura aumenta a produção das prostaglandinas, substância que pode aumentar a sensibilidade. Além disso, a gordura aumenta a inflamação crônica do corpo e piora as cólicas, a dor de cabeça e as alterações de humor.

Açúcar - Para algumas mulheres, a substância causa alterações de humor e aumenta a irritabilidade. Também piora a retenção de líquidos e pode causar o inchaço das mãos e dos pés. Cortar o açúcar da dieta não é a solução, já que pode piorar ainda mais o humor. O ideal é ir trocando os doces pelas frutas e pelas barrinhas de cereal ou diminuir as porções.

Refrigerantes diet, sal e enlatados - Todos estes alimentos são cheios de sódio, que aumentam a retenção de líquidos e a sensibilidade nos seios. Para reduzir os efeitos do inchaço, diminua seu consumo pelo menos uma semana antes da menstruação e aumente o consumo de frutas, verduras e grãos integrais.

Café, chá preto ou verde e chocolate - Em pequenas doses, a cafeína faz bem ao organismo. Mas, em excesso, aumenta a irritabilidade e piora a qualidade do sono. Na TPM, pode deixar os seios mais sensíveis.

Um comentário:

  1. Nossa, que interessante este post. Adorei saber ;)

    Beijos, querida.
    Te espero lá no blog, tem post novo!
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir